O poder das plantas medicinais

Quem nunca usou um chá medicinal por um motivo de saúde?

Ou para ter aquele momento de relaxamento e conforto num dia frio e estressante?

As plantas medicinais estão entre os recursos mais preciosos que a natureza pode fornecer aos seres humanos.

Todas as civilizações na história usaram as plantas medicinais para tratar doenças, equilibrar a alma e fortalecer o corpo. Se curaram com este recurso tão poderoso.

Atualmente, 40% dos remédios químicos no mercado foram desenvolvidos a partir de plantas medicinais e outros produtos naturais.

Temos a comprovação científica de um número cada vez maior de plantas medicinais e suas aplicações, dia após dia.

Estes fatos, históricos e científicos, demonstram a nós o quanto podemos aproveitar o poder das plantas medicinais para conquistar mais saúde e fortalecer nosso corpo e mente.

A FITOTERAPIA

Quando usamos as plantas medicinais sozinhas ou combinadas em uma formulação com o objetivo de aliviar um sintoma, tratar uma doença ou fortalecer o organismo, damos o nome a esta prática de FITOTERAPIA.

A fitoterapia consiste em tratamentos de saúde e bem estar com base nas plantas em diferentes formas como chá, extratos fluídos, tinturas, vinhos medicinais, extratos secos encapsulados, cremes, gel e outras.

O QUE SÃO EXTRATOS?

Os extratos são os produtos do processo de extração das plantas.

São feitos, principalmente, com água ou álcool que ao contato com as plantas medicinais extraem suas substâncias ativas.

Como exemplo, pense no café. Coloca-se água quente no pó de café e então coamos. Ao finalizar este processo (extração), temos o extrato do café com as substâncias ativas do grão, como a cafeína.

Ou o chá de camomila. Despejamos água quente sobre a camomila e abafamos por um determinado tempo. Agora, as substâncias ativas da Camomila estão na água quente e prontas para fazer o efeito no seu organismo.

AS SUBSTÂNCIAS ATIVAS DAS PLANTAS MEDICINAIS

As plantas medicinais carregam substâncias que chamamos de fitoquímicos, fitocomplexos ou substâncias bioativas. Elas ajudam as plantas a sobreviver na natureza.

São estes fitocomplexos que possuem as propriedades medicinais quando aplicadas em nosso organismo. Os pesquisadores se dedicam a entender como estas substâncias atuam em nosso corpo.

É aqui que estão as riquezas fornecidas pelas plantas medicinais.

A MAIOR RIQUEZA, SE BEM UTILIZADA

Qualquer recurso para a saúde, natural ou químico, precisa ser bem utilizado para não causar prejuízo ao corpo. Da mesma maneira que existem plantas medicinais maravilhosas já validadas pela ciência, há outras que são tóxicas.

Pessoas que já possuem problemas de saúde específicos não podem usar determinadas plantas.

Certas ervas não podem ser usadas em conjunto com certos medicamentos.

Saber qual planta deve-se usar em cada situação, qual dose, por quanto tempo, quais combinações podem ser feitas é fundamental para usar as plantas medicinais.

Até mesmo a forma de preparo das ervas precisa ser correta e caso seja feito errado, podemos destruir todas as substâncias ativas e perder o efeito que queremos gerar no organismo.

UNIÃO DA CIÊNCIA COM A ANCESTRALIDADE

A ciência é fundamental para garantir os efeitos e a segurança do uso das plantas medicinais. Ela deve ser incentivada e financiada para existir pesquisas cada vez mais robustas.

Porém, também precisamos utilizar a sabedoria ancestral, a sabedoria tradicional, passada de geração em geração, que já selecionou as plantas medicinais durante a história a partir dos resultados de saúde obtidos.

Somente assim, unindo a ciência ao conhecimento ancestral, extraímos todos os benefícios que as plantas medicinais podem oferecer para nós.

COMO APROVEITAR OS BENEFÍCIOS DAS PLANTAS MEDICINAIS?

Você pode utilizar as plantas medicinais por conta própria através de preparações caseiras, como os chás, para construir hábitos saudáveis, praticar o autocuidado, ter um momento de bem estar, prevenir e controlar doenças ou manter a saúde.

Mas, sempre busque a orientação de um profissional qualificado para entender se não há nenhum risco para a saúde e fazer o uso com a maior segurança possível, principalmente se você já utiliza remédios diariamente.

Ou você pode ter um Fitoterapeuta de confiança, um profissional de saúde que fará um tratamento personalizado às suas necessidades com base nas plantas medicinais, unindo os conhecimentos científicos, a segurança, a eficácia e a sabedoria ancestral.

Ter um Fitoterapeuta de confiança significa que você receberá a atenção e o apoio que merece, poderá compartilhar suas preocupações de saúde e ter o direcionamento certo do que precisa fazer.

Das duas maneiras você conseguirá ter mais saúde e melhorar sua vida.

Mas se quiser ter um profissional especializado te acompanhando, agende sua avaliação de saúde comigo e tenha uma Fitoterapeuta em sua jornada de bem estar e saúde natural.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?