Descubra como a fitoterapia funciona

VOCÊ SABE O QUE É E COMO A FITOTERAPIA ATUA?

A fitoterapia é a prática que consiste no uso das plantas medicinais para tratamentos de saúde e bem estar, com o objetivo de auxiliar, controlar, tratar e prevenir doenças, assim como para fortalecer o organismo e suas funções.

Antes do surgimento da indústria farmacêutica, que criou os medicamentos isolados, as plantas medicinais eram a principal forma de cura e tratamento. Ou seja, a fitoterapia existe há milênios em todas as partes do mundo.

MAS SERÁ QUE PLANTA FUNCIONA?

Após o surgimento dos medicamentos sintéticos, as plantas medicinais foram deixadas de lado pelos sistemas de saúde e ensino médico. Passou a ser vista como algo sem valor, que não funcionava e associada com práticas de curandeirismo ou com charlatões.

É muito comum ainda ouvirmos: “Você acredita nessas coisas?” “Isso funciona mesmo?”

Fato é, você não precisa ACREDITAR ou DUVIDAR.

Esqueceram de contar para você que a indústria sempre usou as plantas medicinais para desenvolver novos remédios, pois ela conhece o grande potencial das ervas.

Universidades do mundo inteiro pesquisam as propriedades medicinais das plantas comprovando cientificamente a prática da fitoterapia. E ainda se baseiam no conhecimento popular sobre as ervas, na sabedoria ancestral que foi deixada para nós, para fazer pesquisa.

O que antes era visto como algo negativo, hoje a ciência mostra que as plantas medicinais são grandes fontes de saúde.

Em outras palavras, a ciência comprova que tratamentos naturais fitoterápicos funcionam.

Mas, nós já sabíamos disso pela experiência acumulada de nossos ancestrais.

E COMO A FITOTERAPIA FUNCIONA?

As plantas medicinais possuem o que chamamos de FITOCOMPLEXOS, um conjunto de substâncias naturais que atuam em sinergia para produzir um efeito medicinal.

Na natureza, estas substâncias servem para ajudar as plantas a sobreviverem. E graças a este sistema de sobrevivência das plantas, temos suas propriedades medicinais.

Existem muitos tipos de princípios ativos nas plantas com diferentes ações: antioxidantes, anti-inflamatórios, imunoestimulantes, imunomodulador, antineoplásicos, cicatrizantes, calmantes, antialérgicos, depurativos e mais uma infinidade de ações que não caberiam nesta página.

O tratamento fitoterápico utiliza as plantas em diferentes formas de extratos, onde conseguimos retirar os FITOCOMPLEXOS de dentro das ervas e ao ingerir ou utilizar na pele, estas substâncias fazem seu efeito.

Os fitocomplexos possuem ações em diferentes regiões do corpo e essa ação potencializa o tratamento. Além disso, quando as substâncias agem em conjunto, os riscos de efeitos colaterais são bem menores, pois uma substância pode bloquear o efeito tóxico de outra.

Diferente dos medicamentos isolados onde os riscos de toxicidade são maiores e por isso existem tantas reações aos remédios sintéticos.

Mas, não estamos condenando o uso de medicamentos, apenas mostrando uma vantagem da fitoterapia.

Na fitoterapia, a partir de uma avaliação de saúde e do entendimento do que a pessoa precisa, podemos utilizar uma planta ou uma combinação de diferentes ervas com os efeitos que são necessários para tratar ou controlar uma doença ou mesmo para estimular as funções orgânicas e manter a saúde.

COMO A FITOTERAPIA É APLICADA?

Existem diferentes formas de abordagem na fitoterapia.

Podemos usar as plantas como o mesmo raciocínio da alopatia. Nesse primeiro modo de pensamento, o corpo é dividido em diferentes partes e você usa uma planta para tratar um sintoma específico. O sistema médico ocidental é todo baseado na alopatia e vê o corpo dividido, sem considerar o todo.

Há a visão integrativa e funcional sobre a fitoterapia, que leva em consideração o organismo como um grande sistema todo conectado, onde um órgão influencia o outro e assim por diante. Dentro desta visão busca-se tratar a causa dos problemas que levaram a uma doença ou disfunção e restaurar a saúde de forma mais profunda.

Há ainda a medicina chinesa e indiana, que também tem esse olhar integrativo ao ser humano, mas consideram que existe uma força vital que controla e mantém a saúde do corpo e quando essa força vital se desequilibra pode-se instalar uma doença no corpo físico. E as plantas vão ajudar a restaurar o equilíbrio desta energia.

Aplico a fitoterapia de forma personalizada conforme a necessidade de cada cliente para um melhor resultado.

Continue me acompanhando para conhecer mais sobre as plantas medicinais e também agende sua consulta caso queira cuidar da sua saúde de forma proativa e natural.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?